domingo, 8 de junho de 2008

Budapeste- Bratislava- Viena

As Protagonistas:

Eu e a Catarina

Destino:

Ljubljana-Budapeste-Bratislava-Viena-Ljubljana

1º Dia (6ª feira)

9h de comboio até Budapeste, acordar às 6h por a mochila às costas e partir à aventura! Chegadas a Budapeste queríamos garantir o bilhete de autocarro para Bratislava para domingo de manhã. Perguntamos informações, a estação de autocarros ficava numa avenida próxima e não quisemos acreditar no que nos diziam os locais e em vez de apanharmos um eléctrico decidimos andar…Resultado: 45 minutos a andar a pé, carregadas com as mochilas, com um sol de morte, já sem água e sem forças. Chegamos finalmente à estação dos autocarros e as bilheteiras tinham fechado há 15 minutos atrás. Apetece-me partir alguma coisa ou a cara a alguém mas controlo-me!
Apanhamos o metro e vamos para o hostel. Banho, descanso! Umas horas depois vamos jantar e damos o primeiro passeio pelo centro da cidade, voltamos cedo para o hostel porque amanhã temos que voltar cedo ao maldito sitio para conseguir os bilhetes de autocarro e visitar as partes mais importantes da cidade num dia apenas!

2º Dia (Sábado)

Acordamos às 8h da manhã e depois de um pequeno-almoço reforçado partimos à nossa dupla missão: conseguir os bilhetes de autocarro e descobrir Budapeste!
Ás 10h já estamos despachadas do autocarro que temos que apanhar no dia seguinte às 6h30 da manhã! Compramos um bilhete diário que nos permite andar livremente durante aquele dia em todos os transportes públicos da cidade e portanto já sabemos que não vamos precisar de andar tanto como no dia anterior…Mas enganamo-nos e acabamos por andar que nem loucas!
De manhã decidimos começar pela parte mais longe ou seja Buda onde vimos o Castelo Imperial de Buda, o Fisherman Bastion, a Matthias Church e onde temos uma vista estonteante para a cidade, com o rio a dividir as duas partes da cidade com o Parlamento a enquadrar a paisagem. By the way, o Parlamento no topo do topo dos edifícios mais lindos que já vi até agora!
Da parte da tarde, decidimos voltar para o centro da cidade, em Peste, e almoçar, descansar o corpo que já estava de rastos! Depois de almoçar decidimos fazer toda a Avenida Andrássy a principal da cidade, ao longo da qual se dispõem os principais monumentos do centro histórico: a Opera, a Heroes Square, o Museu de Artes, um Castelo magnifico e o parque da cidade, onde aproveitamos para fazer uma paragem e relaxar numa sombrinha!
No meio da avenida apanhamos uma espécie de feira com atracções musicais típicas da Hungria e com banquinhas que vendiam de tudo um pouco. Enfim, Budapeste valeu mesmo a pena! O dia foi magnifico, cansativo e esgotante, mas a cidade vale isso e muito mais e quem me dera ter tido mais tempo para explorar tudo o que ficou por explorar nesta cidade maravilhosa!
Voltamos para o hostel ao final da tarde, foi tempo de ir à net escrever e-mails e mensagens a toda a gente em Ljubljana (onde milhares de festas estavam a acontecer, especialmente festas de despedida), tomar o merecido banho, comer o desejado jantar e socializar com os nossos amigos backpackers vindos de várias partes do mundo: australianos, americanos, austríacos, alemães!
Á noite decidimos ir dar um passeio pela Fashion Street de Budapeste e pelos bares junto ao rio, onde não entrámos porque estávamos sem dinheiro mas ainda assim apreciamos a paisagem da cidade iluminada à noite e aproveitamos para fazer os últimos registos fotográficos da cidade.
A noite mais uma vez tinha que acabar cedo porque estávamos exaustas e porque no dia seguinte às 5h da manhã tínhamos que acordar para ir apanhar o autocarro para Bratislava.

3º Dia (Domingo)

Ás 6h30 da manhã como previsto partimos para Bratislava, a capital da Eslováquia. Como a rotina assim o obrigava, chegadas era hora de fazer as conversões do dinheiro, levantar a quantia suficiente para a estadia e tratar de comprar o bilhete de autocarro que nos levaria no dia seguinte para Viena, o nosso ultimo destino. Depois de 4h de viagem chegamos à cidade, caminhamos 20 minutos e estamos no Hostel que nos acolheria nessa noite. Eram 11h30, só podíamos fazer o check-in às 13h portanto no tempo disponível decidimos ir à net tratar do hostel em Viena, recolher informação sobre os transportes e sobre os principais monumentos a visitar.
Com tão pouco tempo que tínhamos em cada cidade tudo tinha que ser planeado com cuidado e ao mínimo pormenor para rentabilizar o tempo e conseguir desfrutar o máximo em cada um delas.
Depois do check-in dirigimo-nos para o centro da cidade onde vimos a Igreja Azul, fazemos a avenida que segue o curso do rio e vemos lá ao fundo o Castelo ao qual temos que subir…E uma dor muscular na perna esquerda apertava, e o cansaço de dois dias exaustivos de viagem faziam-nos desesperar. Mas lá arranjamos forças para subir e depois de subir a sensação de desapontamento é impossível: o Castelo não é nada de especial, a vista para a cidade não é nada de especial e enfim, lá nos sentamos um bocado, descansamos, bebemos água e ganhamos forças para continuar!
Descemos, em seguida, o Castelo em direcção ao centro histórico da cidade. Ai vimos a Catedral de St. Marin, a Torre de St. Michel, algumas Igrejas, o edifico do Teatro Nacional Eslovaco (sem duvida o edifício mais bonito que vi em toda a cidade) e mais algumas estátuas e monumentos importantes da cidade.
Ao final da tarde foi hora de ir ao supermercado comprar os ingredientes para o manjar dos Deuses que eram os nossos jantares, regra geral: sandes com sandes!
Decidimos ficar pelo hostel, porque o cansaço era mesmo mais que muito (não há mesmo explicação para o estado físico em que me encontrava neste 3º dia de viagem) e porque lá está na manhã seguinte tínhamos novamente que acordar cedo para apanhar o autocarro! Mas ainda houve tempo para conhecer mais backpackers no hostel e ver um filme na zona de convívio.

4º Dia (Segunda)

Ás 10h o autocarro partiu de Bratislava em direcção a Viena, uma das cidades para as quais mais expectativas guardávamos! 1h depois chegamos e decidimos ir logo ao supermercado comprar comida (porque a cidade é mesmo cara), comprar um passe de 24h para andar nos transportes públicos e dirigirmo-nos para o Hostel que ficava no centro da cidade.
Depois de nos ambientarmos com a organização da rede de metro lá chegamos ao nosso destino: um hostel recôndito, com péssimas condições mas enfim a opção mais barata para Viena de Áustria e depois o que podíamos fazer se íamos só ficar uma noite e não tínhamos muito dinheiro para gastar?
Depois de arrumarmos tudo no hostel, vamos almoçar e por volta das 14h começamos a nossa visita pela cidade!
Encaminhámo-nos para o metro e umas estações depois estávamos no Palácio Schönbrunn, um dos mais sumptuosos de toda Viena onde estava instalada toda a família real do antigo Império Austro-húngaro. Opa não há basicamente palavras para descrever a beleza deste sítio a qual podem ver nas fotos, mas que mesmo assim se perde na tradução para imagem. É simplesmente maravilhoso e estonteante. Quando chegamos ao palácio alunos de uma escola tocavam música clássica nos jardins, subir ao Gloriette e ter uma vista para a cidade inteira, voltar pelo meio dos bosques e dar de comer a esquilos que se passeavam alegremente não há palavras e ponto final.
Viena é maravilhoso não me canso mesmo de dizer: a cidade é rica em monumentos históricos, uma mistura de estilos arquitectónicos, tudo cuidado ao pormenor, as ruas são limpas, não se vê pobreza em lado nenhum. Foi a primeira cidade deste que cheguei aqui onde fiquei mesmo com a sensação de que vivia ali!
Bem, depois do Palácio voltámos ao metro e fomos para o centro histórico de Viena onde vimos a Opera de Viena (ok é bonita, mas confesso que esperava mais), a Catedral de St. Stephan, o Palácio de Hofburg, o Albertina, o Parlamento e o Rathaus.
Ao final do dia o cansaço era mais que muito mas não conseguíamos queixar-nos, estávamos cansadas mais de ver tanta beleza em todo o lado do que das pernas! Chegadas novamente à Shopping Street sentámo-nos na esplanada do Starbucks onde vimos a tarde cair, a noite crescer e a atmosfera tornar-se cada vez mais espectacular. Quando chegamos ao hostel, depois do merecido banho nem conseguia adormecer só de pensar naquela cidade que deixaria para trás no dia a seguir! Viena está bem de saúde e recomenda-se, sem duvida alguma a cidade mais linda onde já estive!

5º Dia (Terça)

Depois da rotina matutina de sempre, fizemos o check-in no hostel e seguimos de novo em direcção ao centro para ver algumas coisas que ainda nos faltavam: o Teatro Nacional, o Museu de História Natural, a Biblioteca Nacional, o Museum Quarter e a Igreja Karlskirche.
Ás 4h o comboio partia e deixávamos para trás todas estas cidades fantásticas que visitamos. Viajar começa mesmo a tornar-se numa adição e o mundo não cabe nas minhas mãos e onde a minha imaginação me leva!



Esta semana, desde que voltei, tem sido difícil… Muitas despedidas, muita gente a partir, muita melancolia, muita tristeza… Em geral, todos nós vivemos aqui tempos únicos da nossa vida, tempos que são irrepetíveis, tempos que não voltam mas pronto acerca disto falemos mais adiante! Agora só me restam sensivelmente 2 semanas aqui e quero aproveitar ao máximo. Este domingo vamos alugar uma carrinha de 9 pessoas e vamos até à Polónia, visitar Cracóvia e Auschwitz. No caminho de volta há planos para irmos um dia ainda a Budapeste e outro dia a Klagenfurt ver um jogo do Euro nos plasmas gigantes que por lá estão instalados! Ahahahah
A ver vamos, grandes expectativas para esta viagem novamente!!!
Por ai espero que esteja tudo mais que bem, tenho mesmo muitas saudades de todos vocês mas ao mesmo tempo não imaginam como estou divida por ter que me ir embora!

Beijinhos a todos*


1 comentário:

Unknown disse...

Muito boas as dicas. Obrigado mesmo.