segunda-feira, 3 de março de 2008

Kranjska Gora

Este fim-de-semana que passou estive no famoso Get To Know Each Other Weekend, em Kranjska Gora – uma Vila que fica situada numa zona de montanhas no Norte da Eslovénia, mesmo junto à fronteira. Confesso que a principio as expectativas não eram muitas até porque estava desanimada com a partida do Dejan, um dos grandes amigos que fiz desde que cheguei mas que ficou apenas no 1º semestre, e que se despediu de nós na 5f (véspera da nossa partida para este fim-de-semana). Mas depois tudo ficou melhor!

Já tinha sido avisada por muitos que já haviam estado neste fim-de-semana mas no 1º semestre que ia ser basicamente um fim-de-semana da famosa tríade álcool, festa e diversão. Basicamente o SAU (associação de estudantes de Ljubljana) organiza este fim-de-semana para por em contacto todos os estudantes Erasmus, nós pagamos 70€ que incluem a viagem, estadia, alimentação e, ainda, todo o álcool que quisessemos consumir.

Partimos na 6f à tarde e chegamos ao Hostel em Kranjska Gora às 18h. Instalei-me no quarto onde fiquei eu, a Catarina e a Sandra (ambas da ESCS) e a Vanessa, uma amiga nossa belga. Depois de arrumadas as coisinhas, partimos para a cave do Hostel onde todo o álcool e toda a festa se encontravam! E este foi precisamente o factor de ruína desta noite, é que começamos a beber às 18h30/19h sem nem sequer termos jantado. Escusado será dizer que às 21h quando fui jantar já ia animadinha, vá para ser simpática! Ahahahahah


Depois do jantar, foi festa festa festa! Dancei que me fartei, conheci imensos Erasmus com os quais ainda não tinha oportunidade de tomar contacto. O final da noite só ficou marcado pelo desastroso filme de um islandês que bebeu demais da conta e acabou a noite na esquadra da polícia porque estava violento e acabou por perder total controlo de todas as suas funções orgânicas e psíquicas (se é que me faço entender). Foi um espectáculo deplorável e acabou por ser bastante triste vê-lo assim, porque tanto quanto soube a história de vida dele não é fácil e agora integrar-se vai ser ainda pior, porque todos o olham de lado!

Não me lembro bem a que horas me fui deitar mas rondava as 5h da manhã e no outro dia acordei às 8h para tomar banho e ir tomar o pequeno almoço (que só podíamos tomar até às 11h). Claro está que depois do pequeno-almoço voltei para o quarto para dormir. Mas nem todos foram parasitas como eu, e durante a tarde alguns (poucos porém) aproveitaram as actividades desportivas como Ski, Slide e uma piscina com jacuzzi das quais podíamos usufruir por quantias simbólicas. Mas como não sou fã de desportos de neve e estava tão cansada, achei que dormir seria a melhor solução.

Ás 16h acordei para ir almoçar (sim, estes eslovenos não batem bem da pinha…quem é que almoça às 16h?!) e depois disso fui andar a pé pelas redondezas da Vila, onde pude desfrutar de uma vista absolutamente estonteante e fazer amizade com um cão super simpático (todos sabem a tontinha que sou com animais). Estávamos cercados de montanhas, lagos e rios, uma paisagem natural de cortar a respiração, absolutamente deslumbrante. Ao final da tarde, fomos ainda dar um passeio nocturno com tochas por um vale onde se encontra um enorme lago que estava coberto de neve..

A noite, como não podia deixar de ser, acabou com muita animação, música e dança. Era a noite de absinto e o dress code era verde…Eu vesti-me de verde mas quanto a álcool deixei-me disso! Diverti-me imenso, dancei que me fartei mas sempre com a garrafinha de água ao lado (ahahahhahah)!

Depois de 3 horinhas de sono, era hora de acordar para tomar o pequeno-almoço e arrumar as malas para partir de Kranjska Gora. Mas antes de chegar a Ljubljana havia ainda uma paragem em Bled, outro lago enorme com uma ilha no meio (que tem um castelo que infelizmente não cheguei a visitar)! Fiquei maravilhada com a beleza deste sitio e espero que vocês também fiquem porque ela encontra-se espelhada nestas fotos! O dia estava soalheiro, andávamos sem casacos e sem cachecóis, o ambiente era maravilhoso, todos tínhamos adorado o fim-de-semana, divertimo-nos, reforçamos laços de amizade e aproveitamos cada minuto daquele sítio maravilhoso onde tínhamos estado.

Depois de um passeio à volta de Bled e de comprar uns postais já era hora de ir embora! O tempo voou! Fiquei com a sensação de que tenho que lá voltar com mais tempo…

Cheguei a Ljubljana, fui almoçar a um restaurante Mexicano e fui para casa, onde um bom banho e a minha cama me esperavam pela tarde a dentro!

A noite de domingo acabou com um exercício extremamente típico para quem anseia matar saudades da tuga e que consiste basicamente em reunir membros da comunidade e assistir ao grande derby Sporting/Benfica! Ahahahahahhah! Bela porcaria de jogo mas pronto, deu para renovar o sentimento de ser portuguesa apesar de toda a distância.

Hoje começa uma nova semana, amanhã tenho a entrega de um trabalho (que sim já fiz porque sou uma aluna aplicadinha) e hoje é noite de Parlament! Vou contar as horas e os segundos para receber na 6f a minha primeira visita desde que cheguei. A minha amiga Raquel vem cá passar cinco diazinhos comigo, estou ansiosa! As saudades são tantas!

Entretanto, devido à escassez de acesso à Internet e o saldo contado no telemóvel cá vão os parabéns novamente reforçados à minha Maryon do coração (tenho umas saudades tuas que nem imaginas minha Pipoca), ao Filipe Santa-Bárbara (desculpa não ter dito nada!) e ao Pedro Santos!

Até ao próximo post com MUITA SAUDADE!

1 comentário:

joana disse...

Ahahah Morri com senhoras de tshirt e outras de gola alta!

Parece em Portugal, quando entramos no metro por esta altura do ano e já anda tudo indeciso e meio perdido no meio da roupa Inverno-Primavera. Mas tudo muito bonito, caju. Extremamente verdinho e apetitoso. Isto por aqui são 18.58h, já devia ter saido as 18h da Lusa mas estou à espera da Guida para ir fazer uma reportagem sobre Hostels, lowcost e backpackers.. e por um lado isto faz-me lembrar da Rita Tomé que está na Eslovénia e qq dia eu alugo um hostel, compro uma viagem lowcost, meto a malinha às costas e vou ter com ela. That's true.. isto parece uma carta mas eu hoje estou bem dispostinha porque foi fixe cá na Lusa. Eu e a Guida demos ideias depois da reunião e curtiram bué. Somos as maiores tótós. Um mês e meio depois percebemos que afinal os temos que são reconhecidos aqui não têm nada a ver com a Direcção Geral da Saúde e com Justiça mas são simples coisas que nós já fizemos na faculdade.. ahah ridiculas :P

Bem, bebe..tenho de começar a ver as viagens para aí e ver se me ponho a voar rapidinho que tou a ver q as tuas visitas já começam. Olha lá..onde se dorme ai? informa-me please.

Sem mais, mas com muito mais, mas pronto..
Tânia

P.S- vou agora pos hostels ver homens bonitos com barba. @