sexta-feira, 21 de março de 2008

Novidades desta Terra Distante

Já não postava nada há uns tempinhos mas não tem havido muito tempo livre e sempre que venho à net é para por a conversa em dia com a famelga ou para escrever uns e-mails. Peço desculpa pelo atraso na escrita!

Desde a última vez que aqui escrevi muita coisa aconteceu. Comecemos pela neve! Nunca tinha visto neve, nunca tinha andado na rua com neve nem sentido tal estado climatérico (lol) como tal fiquei animadita quando presenciei este mega nevão directamente importado da Tailândia…Pode parecer estúpido mas foi uma sensação pseudo-infantil quando sai do Mediapark (uma discoteca da qual já falei anteriormente) e de repente encaro um nevão tremendo! Mas como em todo o lado, neste nosso globo terrestre, aqui o tempo anda mesmo incerto tão depressa neva como de repente faz um sol desgraçado, no domingo, por exemplo, choveu o dia todo e 2f estavam 16º e um sol resplandecente, depois das belas noites de Parlament chegada a hora de ir para casa eis que senão chove torrencialmente (palminhas) e finalmente na manhã seguinte quando saio de casa para ir para as aulas está tudo coberto de neve! Vá-se lá entender…

Mas deixando o tempo de lado há que falar sobre a visita da minha Raquel…Pois é foi a primeira de muitas, assim o espero (não me culpem por continuar a alimentar essa esperança) porque receber visitas de amigos é sempre aquelas coisinha especial! Receber alguém que traz noticias de longe, que traz consigo recordações, novidades, surpresas, enfim…é mesmo muito muito bom. Infelizmente a Raquel só pode cá estar dois dias (e três noites) mas valeu a pena. Na noite em que chegou (sábado, dia 8) dei uma jantarada aqui no meu humilde quarto e fomos para uma festa em casa de umas amigas francesas. No segundo dia almoçamos num restaurante mexicano (o meu preferido) e depois fomos conhecer o centro da cidade e subir ao castelo. No último dia fomos a Bled, mesmo com a chuva que caía naquele dia, e foi muito giro…acho que foi o que eles mais gostaram do pouco que viram! Era a noite de despedida e também a famosa noite de festa no Parlament Pub, e lá fomos nós depois de enchermos a pança numa pizzaria por aqui…Eles conheceram imensos amigos erasmus e eu andava toda contente a mostrar os amigos portugueses (eheheheh). Depois do Adeus (já cantava o outro) ficaram as saudades, as memórias das gargalhadas, mais um desenho na parede e um até já, que se espera breve!

Outra novidade é a nova decoração nas minhas paredes…Aqui há umas semanas deu-me na cabeça e decidi revelar 40 fotografias (pela módica quantia de 10€) de muitos momentos e pessoas importantes e decorar as paredes do meu quarto com elas. O quarto parece outro, mais colorido, mais divertido, mais Rita vá! Assim é também uma maneira de ter mais perto de mim todos aqueles que me fazem falta, quando acordo ou quando me deito digo Bom Dia e Boa Noite a todos vocês, estão longe mas perto no coração e nas minhas paredes! =)


Na semana passada foram, também, os anos da minha roomate, Sibila (a rapariga ruiva com casaco verde nesta fotografia), compramos-lhe todas uma prenda e fizemos uma festa aqui no quarto com cervejolas, vinho e uns aperitivos (o que nos levou a novas descobertas fantásticas: na Eslovénia não há pipocas doces só com sal e puta em esloveno diz-se “curva”, e esta hein?!). Esta noite coincidiu ainda com uma festa no nosso dormitório bastante interessante: numa cave, quase sem luz mas ao som de oldies e, como não podia deixar de ser, alguns hits eslovenos. Toda a gente bêbeda e muita diversão à mistura.




A semana ficou ainda marcada por um passeio nocturno de bicicletas…Uma bela noite estava eu e a Catarina aqui no dormitório sem nada para fazer e decidimos ir andar de bicicleta. Eu pedi a da Bea (a nossa amiga alemã) emprestada e a Catarina levou a dela, lá fomos nós nessa aventura. Só que acontece que a bicicleta da Bea está com um problema nas rodas o que fez com que fossemos até à ponta oposta da cidade visitar a Sandra noutro dormitório e depois tivéssemos que voltar a pé, com as bicicletas pelas mãos, durante quase 40 minutos, porque as minhas pernas já não davam para mais! Só mesmo a mim é que me acontecem estes filmes que não lembram ao Menino Jesus! Eheheheh







Este último fim-de-semana foi calminho: 6f, como sempre, foi noite de Mediapark (onde vai haver um concerto de Gogol Bordello em Abril…Yeah) e ainda de uma visita a um bar em Metelkova onde a noite era de ritmos africanos (reagge, r&b e outras coisas à mistura); Sábado foi a despedida da Ewelina, uma polaca que vai passar um mês a casa e lá fomos nós para o Orto Bar, um bar que passa rock e oldies e onde mais uma vez se comprova que os eslovenos não usam desodorizante (tenho que te dar razão Inês Melo)! Ahahahahhahah

Esta semana tivemos um jantar de cozinha balcânica (para nos prepararmos para a viagem pelos Balcãs que vamos fazer no fim de Abril), algumas festas às quais curiosamente não fui, para além das já típicas aulas e festas no Parlament às segundas. Hoje há jantar aqui no meu quarto, somos poucos os que estamos em Ljubljana (estão todos ou de férias em casa ou a viajar) e, por isso, vamos reunir a nossa “família” e passar a Páscoa juntos. Boa Páscoa para vocês todos, atenção aos doces e aos chocolates! =)

Mas há mais duas novidades que me deixam contente e que tenho que partilhar com vocês, e, como o que é bom fica guardado para o fim, cá vai: de 27 a 30 de Março estarei, qual “caixeira viajante” (como uma vez fui apelidada por uma suposta pipoca du Grelhal), em Praga (!!!) e em Junho vou à Polónia, visitar Cracóvia e Aushwitz! Esta última viagem foi um plano recente, meu e da Catarina, em que decidimos juntar este destino ao nosso rol de viagens planeadas. E não é que descobrimos que há um autocarro que faz a viagem de Ljubljana a Katowice (que fica a 1h de autocarro ou comboio de Cracóvia), que custa 100€ (ida e volta), ou seja, vamos fazer uma viagem brutal por pouquíssimo dinheiro, porque os transportes são baratos e na Polónia o custo de vida também! Mas por agora a excitação é mesmo com Praga que é uma cidade lindíssima e que tenho a certeza vou adorar… Se não escrever nada antes, fica prometido um post no meu regresso com mais novidades e muitas fotografias (como aliás já era de esperar).

Sem comentários: