sábado, 23 de fevereiro de 2008

Passeios por Ljubljana

Para quem tem aquela ideia de que Erasmus é só galhofa este post serve para desmistificá-la. Esta semana já comecei a ter aulas e já tenho um trabalho para entregar no início de Março. A cadeira é Introduction to Visual Culture e basicamente o trabalho é pegar numa imagem e analisá-la nos seus aspectos técnicos e temáticos. No meu caso, e como acabei de ler Noites Brancas do Dostoiévski (Obrigado Rita!!), vou analisar a capa do livro na relação que tem com o conteúdo da história que é narrada. Esta disciplina é uma das minhas preferidas porque para além de ser bastante prática, temos liberdade de criação nos trabalhos, temos liberdade para trabalhar para a cadeira como nos apetecer sempre com a orientação do Prof. As aulas têm sido bacanas, os professores são acessíveis e a faculdade é muito porreira, como já tinha referido anteriormente.

Ontem, fui finalmente visitar o Castelo de Ljubljana. O caminho para subir é rodeado de natureza (lembra-me a Serra de Sintra) e quanto mais subimos mais vamos tendo acesso a uma panorâmica de toda a cidade, tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Vislumbro os edifícios grandes que mostram a verdadeira cidade, as casinhas pequenas com os telhados todos iguais e as montanhas como pano de fundo. A vista é estonteante! O tempo começa a melhorar por aqui, o sol já brilha mais vezes e à noite já têm estado temperaturas positivas o que é óptimo, mas ainda assim ando meio engripada! Esperemos que isto melhore!

Ontem à noite decidimos ir sair à noite para uma zona mais alternativa da cidade. Fomos a uma casa ocupada, Rock, que funciona como pólo cultural para os jovens da cidade que se recusam a ceder aos encantos da bela Shakira ou desse grande ícone musical que é o Bob Sinclar. Num armazém velho e abandonado, perto do centro da cidade, entramos num espaço escuro e bafiento, parece que acabamos de entrar num filme de terror, mas depois de uma entrada labiríntica chegamos à dita casa ocupada que tem uma decoração brutal (com grafittis nas paredes, um poster enorme do Van Damme ou verdadeiras obras de arte feitas de coisas tão diferentes e rebuscadas como uma máquina de escrever antiga ou uma mini-moto) e um ambiente acolhedor. A casa tem um espaço lounge com sofás enormes, um bar onde todas as bebidas são mais baratas e ainda um palco para concertos (e ontem à noite assistimos a um concerto de uma banda rock eslovena que se revelou bem melhor do que aquilo que estava à espera).


Fiquei contente por conhecer um espaço assim, ficaram prometidas mais visitas para quando os ouvidos e o corpo já não aguentarem mais ouvir a Rádio Cidade de há 5 anos atrás a passar sempre os mesmo hits.

Depois do Rock fomos para uma zona de bares, também ela alternativa, que se chama Metalkova. Aqui encontramos um espaço também ele suis generis, com cerca de 5 bares diferentes que propõe ser uma alternativa na noite eslovena. Naquela noite no bar mais cheio havia um Festival de Rock´n´roll com diferentes bandas. O espaço é brutal, a decoração como podem ver nas fotografias é super original e alternativa e naquele espaço encontramos numa nova realidade desta cidade. Todos os tipos de pessoa, uns conversam, outros bebem, outros andam de skate, há cães e gatos a vaguear. Aqui sinto-me em casa, lembro-me das noites no bairro alto e ando louca a fotografar tudo tal como a minha condição de pseudo-turista me obriga!


As fotografias estão com um bocadinho de má qualidade porque a iluminação em ambos os espaços era manhosa e a máquina da minha Catarina não permitia melhor, mas acho que dá para se aperceberem dos ambientes a que me refiro.

Mas a noite ainda não tinham terminado, por volta da meia-noite decidimos ir ao centro e descobrir outro bar o Skeleton que, como o próprio nome indica, é um bar decorado com um ambiente de filme de terror com esqueletos por todos os lados. Muito giro, com música de todos os géneros e um ambiente acolhedor…Tenho ainda que acrescentar que adorei a passagem secreta disfarçada de estante com livros que é o caminho para a casa-de-banho.






Hoje é dia de ter contacto com o mundo (entenda-se vir a net uma tarde) e depois seguir para casa porque à noite tenho uma festa em casa do James (um inglês de Manchester que é uma grande personagem por estas bandas) e depois devemos ir sair para alguma discoteca! Fun Fun Fun!

Espero que esteja tudo bem por ai, as saudades são mesmo mais que muitas…Não me canso de dizer!

PS: Entenda-se que o “ontem” quer dizer anteontem e que o “hoje” quer dizer ontem porque entretanto fiquei sem Internet e não consegui postar isto! Enfim, a noite foi gira, como sempre diversão a 100%!

2 comentários:

Unknown disse...

só festaaaa! :p Parece mt fixe! oh a benção foi tão gira! Pena não teres ido! frederico descobriu uma nova vocação! ahaah ****

joana disse...

Estou eu a ler o texto, com aquele entusiasmo todo e Rita fala em imensos sítios já estou eu a pensar que Rita está na puta da loucura da NOITE e afinal, a meio do texto, revela-nos que depois de não sei quantos sítios são ainda meia-noite e ai foi o momento mais divertido porque eu axava que já devia ser quase de manhã.

PAH, ensina a esse pessoal que à 00h é a hora que se sai de casa, pah!

*