sábado, 9 de fevereiro de 2008

A descoberta

O segundo dia começa bem: 8h45 e a campainha toca com uma senhora eslovena que trazia as minhas bagagens do aeroporto! Volto a dormir e acordo umas horas depois animada com o facto de que finalmente irei visitar o centro de Ljubljana. Depois de comer e vestir roupa quentinha lá vamos nós (nós entenda-se eu e a Catarina) para o centro onde nos espera o grande Preseren, o grande poeta romântico esloveno ao qual se dedica este dia de feriado.
Para chegarmos ao centro apanhamos o 7 (Inês Melo no regresso apanhei o 3 e lembrei-me logo de ti) que demorou cerca de 5 minutos a chegar ao nosso destino. Andar de autocarro é diferente aqui, não há maquinetas, bilhetes nem 7colinas, quem quer andar e não tem passe compra umas moedinhas (tipo das lavagens automáticas dos carros) que insere numa caixinha que fica ao pé dos condutores e que custam 80 cêntimos!
Quando saimos na avenida principal de Ljubljana (Slovenska Cesta) o espirito citadino surge pela primeira vez: edificios grandes, banca, comércio e carros. Mas é feriado, as ruas estão desertas, as lojas quase todas fechadas, mas ainda assim o sol convida a passear.
E lá seguimos nós até ao centro onde encontramos a estátua do Preseren, circundada por edificios antigos e um lago que atravessa toda esta zona da cidade! É tudo lindo, não sei se estou a ser tendenciosa ou se isto é do encanto inicial, mas acho isto tudo espectacular. Nas ruas as pessoas mostram sempre um sorriso, as esplanadas estão cheias, o ambiente completa-me, sinto-me em casa!


Enfim, ao fim da tarde regressamos satisfeitas a casa e segue-se um jantar no feminino. Depois do jantar chamamos um táxi (chamada gratuita) e vamos ter à residência de Topniska onde toda uma comunidade erasmus nos espera (ahahahahah), mentira eramos só prai uns 15!Ah, e interessa ainda dizer que num percurso de 10minutos pagamos 3€ de taxi, o que dividido não dá quase nada, ou seja, vemos aqui outra diferença abismal em relação a Portugal.
Voltemos a Topniska, onde entre olás, bezanas e gargalhadas vou conhecendo montes de gente, portugueses, espanhóis, um australiano, e se faz hora de ir até à discoteca Media Park, uma das melhores por estas bandas que passa apenas música electrónica. Mas por aquilo que todos me dizem vai ser dificil encontrar boa música para sair à noite porque por aqui dança-se Shakira, Bob Sinclar ou David Guetta como se não houvesse amanhã! Ahahahahahah
Uma noite bastou para comprovar a teoria de que os homens eslovenos são feios, num espaço tão grande como o daquela discoteca não vi um esloveno que dissesse: "Sim sra, aproveita-se!". Pelo contrário as mulheres são lindissimas, loiras, com caras muito perfeitas e corpos bonitos. Sem dúvida que os homens se dão melhor nesta terra do que as mulheres! Eheheheh

No fim da noite, apanhamos os maravilhosos Metro Taxis e chegamos a casa! Mais duas visitas tal como nós por lá andam, a Cristina e a Ita que chegaram nesse dia de Veneza. Conversa puxa conversa descobrimos que conhecemos todas a Ana Bastos da ESAD das Caldas. Conversamos ao som de música eslovena que passa na TV e a comer bolachinhas até que o sono nos vence e dizemos "até amanhã".

Até amanhã!

3 comentários:

fsantabarbara disse...

Tão mas olha me lá sua galdéria tu vais pa Eslovénia para quê? Para estudar ou para comer gajos?!

Bem, bem...

^^
(Beijinhoo!!)

joana disse...

E explicares as fotos?
O que é CONA?

Eu sei mas..

Unknown disse...

AHAHAH!!! Agr já tens noção da verdadeira dimensão (diga-se dimensão mundial) do 3!!!
O Preseren, os "bilhetes tipo moedinha", as chamadas gratuitas, os táxis, o Kama-Chã (?!)... deixaram-me com saudadinhas desse país onde mais cedo ou mais tarde vais perceber q não se usa desodorizante!!!

*bjonez