terça-feira, 15 de abril de 2008

Mais uma Semana, Uma semana a menos!

Cá estamos de volta, mais uma semana, mais novidades, mais viagens, mais diversão! 2ªf no Parlament, 4ªf no jantar de anos do Nikolas (um amigo belga) e depois na festa do International Dinner, organizado pelo SAU, na K4 uma discoteca alternativa e bastante interessante no centro da cidade, 5ªf numa Spring Party e no Orto Bar (ao som de oldies) e Sábado numa viagem, organizada pelo SAU, a Maribor e a Celje, a segunda e terceira maiores cidades da Eslovénia, respectivamente.

Quanto a esta viagem de sábado há a dizer que, apesar das cidades serem interessantes e ambas importantes no contexto da história e evolução da Eslovénia, choveu o dia todo o que acabou por estragar os possíveis passeios que podíamos ter feito em ambas. Começámos por visitar de manhã Celje, onde visitamos o Castelo (com uma vista espectacular de toda a cidade), uma Igreja, e a parte histórica da cidade/centro da mesma, onde acabamos por almoçar, às 12h30, num restaurante barato e com comida típica maravilhosa! Depois da hora de almoço, às 13h30, seguimos para Maribor que, como disse anteriormente, é a segunda maior cidade da Eslovénia, onde se encontra outro pólo universitário, muita cultura e animação. A chuva definitivamente estragou aquilo que podia ter sido um passeio espectacular!


Ainda assim, em Maribor visitamos a parte histórica e o centro, visitamos a Igreja mais antiga da cidade, um monumento de homenagem aos resistentes à ocupação alemã na altura da 2ª Guerra Mundial e vimos uma estátua do militar que organizou as tropas da antiga Jugoslávia e expulsou os alemães do país, conquistando assim a independência da cidade. Depois disso, seguimos para umas Caves de Vinho, as mais antigas do Mundo, com mais de 400 anos, onde se produzem Biliões de Litros de Vinho por ano. Após uma visita pelos vários barris de vinho, com as explicações técnicas de como o vinho é produzido e blá, blá, blá, chegou a parte interessante da visita: uma prova de vinhos e queijos típicos da região! Foi bastante bom e deu para encher a pança e ver com uma alegria diferente o resto da cidade! Em seguida, passeámos por um jardim onde a atmosfera pesada provocada pelo tempo e a beleza do espaço, com espécies de flores e árvores que nunca tinha visto antes, me transportava para um ambiente bucólico digno de um qualquer poema de um dos vários poetas românticos/pseudo-depressivos da nossa história! O caminho pelo jardim terminava num Aquarium/Terrarium onde pudemos ver diferentes espécies de peixes e animaizinhos amigáveis tais como lagartos, cobras, aranhas, crocodilos, etc.


Já se avizinhava a noite com o pôr-do-sol e era hora de voltar a Ljubljana onde uma noite calma, com um filme e um chá polaco (prenda de uma amiga), me esperava! Hoje, domingo, escrevo este post depois de uma tarde intensiva de preparação de um Workshop de Português que eu e a Catarina vamos dar, juntamente com outros amigos Erasmus de outras nacionalidades (cada um na sua língua, claro está), num Festival organizado pelo SAU no centro da cidade, para todos os estudantes eslovenos poderem tomar contacto com diferentes culturas e línguas. Para além de um flyer com algum vocabulário e expressões importantes em português (aparte de uma secção incluída por nós das melhores frases de engate para animar um bocado a coisa) que vamos distribuir e ensinar, vamos fazer uma apresentação em Powerpoint com os principais dados históricos, políticos e culturais da nossa terrinha à beira-mar plantada! Deus, Fado e o Futebol não podem faltar, assim como os Pastéis de Belém e o D. Afonso Henriques! LOL!

Espera-se uma semana animada que culminará no Sábado com uma viagem a Veneza (organizada mais uma vez pelo SAU) que espero ansiosamente visitar e amar! Se tiver tempo durante esta semana escrevo um novo post, com um Eslovénia de A a Z, foi uma ideia de que ocorreu no sábado enquanto vinha no autocarro a voltar para casa e acho que pode ser interessante! Isto é um país recheado de coisas para contar, capaz de preencher cada uma das letras do abecedário, sem dúvida alguma!

Na tuga, como aqui, sei que as alterações climáticas se fazem sentir com mudanças de tempo bruscas, mas pronto olha é a vida! É para não se andarem ai a armar em espertos já com vestidos de Verão e armados ao pingarelho e ir para a praia antes da abertura oficial da época balnear (odeio pessoas que vão à praia, ahahahahahhah)!

Ia-me esquecendo, mas agora lembrei-me (lol), que esta semana tive ainda oportunidade de ler a Visão de 27 de Março, com uma reportagem especial sobre Carjacking, um dossier completo sobre a situação Tibete-China e um artigo especial sobre a Saga Patrícia dá nos cornos forte e feio a Adozinda, na Escola Secundária Carolina Michaëlis. Sabe tão bem ser português quando se abre uma revista e só se lê desgraças! É que se eu perguntasse “Então como está o meu país?” a resposta seria certamente “Um bocadinho pior, graças a Deus”! Ahahahahahahh! Nada como animar uma semana com um bom exercício de leitura em português e um bom prato de Néstum (obrigado mãe pela encomenda e obrigado mana pelo presente especial, um calendário de 2008 com uma foto de família) para matar as saudades, porque afinal o que é Português é Bom!

Sem comentários: