segunda-feira, 7 de abril de 2008

A semana que se passou foi basicamente uma recuperação de Praga, foi uma semana calma, apesar de logo na 2ªf ter ido para o Parlament a noite toda (para variar ahahahah)!

A agitação da semana passou pelo jogo de futsal que toda a comunidade portuguesa se reuniu para ir ver ao Estádio de Ljubljana, na 4ªf à noite. Claro está que quem jogava era a nossa saudosa selecção nacional contra a Eslovénia, para o apuramento do campeonato mundial de futsal. Foi altura de reunir os cachecóis, fazer cartazes, que versavam sobre as saudades da praia ou da Super Bock (na minha opinião faltou um sobre os Pastéis de Belém, mas tudo bem), e afinar as gargantas para gritar “PORTUGAL ALLEZ” ou “E ESTA MERDA É TODA NOSSA ALLEZ ALLEZ”…Sabe tão bem ser português nestas bandas! Ahahahahah! Mas pormenores aparte o importante é que ganhamos 6-1, num jogo completamente desigual porque a selecção eslovena é mesmo muito fraquinha! Acho que depois do jogo a maior parte dos portugueses se encontrou com os jogadores da selecção e fizeram um tour nocturno pelas maravilhosas discos da Eslovénia, sendo que filmes como um jogador português a comer uma eslovena horrorosa aconteceram de facto… Cada vez mais acredito que tudo nesta terra pode acontecer!

Na 5ªf foi dia de festa no Companeros (outro bar no centro de Ljubljana) onde a principal atracção são, como sempre, os shots de Tequila à borla a que temos direito (e, como tal, pelos quais reivindicamos, ahahahah)! Nada como, depois desses shots, ir comer um Kebap para aconchegar o estômago e ir fazer parvoíces em cima de estátuas, ofendendo com tais atitudes símbolos nacionais tão queridos por estas terras! Claro que noite que é noite tem de acabar em Metelkova, misturados no meio da molhada de freaks, punks e outros que tais pseudo-alternativos que por ali vagueiam, é sempre bom! Há sempre um erasmus em cada esquina, há sempre alguém bêbado ou mocado o suficiente para ter disposição para ter conversas interessantes sobre a cerveja na Eslovénia ou o futebol em Portugal! Agora brincadeiras aparte, que hoje estou especialmente irónica, é sempre fantástico acabar a noite em Metelkova que é como vos disse um dos poucos sítios “alternativos” que temos ao nosso dispor para fugir à praga de Shakiras e Bob Sinclairs, por isso, é obvio que, mesmo parte disto sendo verdade, adoro ir para lá e vale a pena a todos os que cá venham dar uma espreitadela!

Passando para 6ªf, acordei a sentir-me meio doente, por isso, o dia acabou por se resumir a ir almoçar ao centro e a uma voltinha saloia pela praça do Preseren, perto do rio. Á noite tínhamos um jantar, organizado por mim, onde estiveram 30 erasmus e amigos, e amigos dos amigos, noutro restaurante do centro. Foi bom estarmos todos reunidos e fiquei satisfeita por ter conseguido com o meu pequeno génio de Relações Públicas, tal e qual como Maya esse grande ícone dos RP´s (ou Mafalda Eiró, quiçá), reunir um grupo tão grande e interessante de alminhas! Só foi pena não ter conseguido ser RP e fotógrafa ao mesmo tempo pelo que as fotos deste jantar são escassas! Depois do jantar ainda houve tempo para ir a um bar chamado Salon bastante interessante, outro espaço alternativo, que faz lembrar o Lux pela decoração e pela música.

Depois de 4h de sono totalmente insuficientes às 6h30 o despertador tocava para me lembrar que mais um dia em cheio se avizinhava! Sábado era dia de mais uma das viagens organizadas pelo SAU, desta feita a Karst, uma região do sul da Eslovénia perto da fronteira com Trieste. Partimos de Ljubljana às 8h e às 10h da manhã estávamos prontos a começar a nossa visita pelas Skocjan Caves, grutas indescritíveis pela beleza e pelos séculos que imaginamos terem passado dentro delas. A beleza destas grutas valeu-lhes a distinção de Património Mundial da UNESCO, dentro delas encontramos duas partes: as Silent Caves e Murmurs Caves, onde o Rio Reka irrompe naturalmente as grutas, criando um rio interior e algumas quedas de água. Foi uma visita mesmo muito interessante e valeu pela beleza e contacto com a natureza que proporcionou. Vivemos tão obcecados com o tempo, stressados todos os dias e naquele sitio 100 anos não são nada, cada gota de água ajuda à formação de estalagmite que demora cerca de 100/150 anos para crescer 1milimetro! As fotos das grutas são escassas porque não eram permitidas no seu interior...é uma pena a sério, gostava de poder partilhar convosco a beleza daquele sitio!

Depois da visita destas grutas dirigimo-nos a Lipica (lê-se “lipitsa”), uma cidade desta região onde pudemos encontrar os famosos cavalos da Eslovénia, Lipican. Apesar de poder parecerta quinta está sob a protecção do estado da Eslovénia por ser uma das principais a preservar esta espécie tão rara de cavalos, e é composta pela quinta itself, uma escola de equitação e um pequeno museu. Os cavalos Lipican são, tal como nos disse o guia que parecia completamente louco mas ao mesmo tempo apaixonado pelo trabalho que ali faz, um milagre genético. Nasceram do cruzamento de diferentes raças de cavalos e ocorre neles um fenómeno estranho que faz com que nasçam pretos ou castanhos e depois cresçam e mudem totalmente a cor do pêlo, ficando brancos. Enfim, nada de especial para a maioria mais uma vez, mas para mim foi uma paixão esta parte da viagem, especialmente porque pudemos estar em contacto directo com eles e dar-lhes de comer!!! (eheheheh) estúpido, “Ok, que giro ver cavalos”, toda a gente sabe como sou com animais por isso delirei com a visita que fizemos a uma quinta. Es

Depois de sairmos da quinta fizemos uma viagem de cerca de 1h para ir a um restaurante típico da região, no alto de uma colina, no meio do nada, mas onde de repente me senti como numa tasca típica no Alentejo, com bancos e mesas de madeira e empregados com um sorriso na cara. A comida era típica, caseira, claro está, e a sobremesa encheu a barriga de gulodice e fez lembrar os doces de Natal portugueses. Foi um bom almoço e valeu a pena quase morrermos para subir com aqueles autocarros gigantes caminhos de cabra e de gravilha para lá chegar (ahahah)!

Já ao final da tarde foi altura de irmos até Stanjel, uma Vila Medieval onde visitamos a Igreja, casas típicas da altura medieval, o Castelo, um jardim lindíssimo e um Museu Medieval. Não sei se estou a cometer uma gralha histórica mas quando lá cheguei só me lembrava de Monsaraz e das semelhanças que esta vila tinha com essa vila portuguesa. Valeu a pena esta viagem que nos possibilitou, para além de conhecer esta região do país, mais um momento de convívio entre todos os erasmus, mesmo com apenas 4h de sono e um cansaço incrível.

No entanto, como erasmus é erasmus cheguei às 22h a Ljubljana e fui directa para mais uma festa, desta feita num dormitório nos subúrbios da cidade. Festa é festa e aqui há sempre aquele sentimento de que podemos descansar depois!

Domingo foi dia de dormir até o corpo não aguentar mais a cama e de almoçar no centro, seguido de um belo Cokolada Kava (café de chocolate) na Svezda a pastelaria mais maravilhosa de Ljubljana! Uma perdição em todos os sentidos, inimigo n.º1 de qualquer dieta ou tentativa de emagrecimento!

Agora é hora de parar e voltar à realidade por umas horas, tenho um trabalho para fazer e textos para ler para 3ªf. Nem tudo são rosas nesta vida dura de erasmus (ironia)! Adoro fazer didascálias e adoro escrever, mas agora é hora de salvar isto (para amanhã postar, sim não se esqueçam que não tenho Internet) e partir para o trabalho ao som de Elvis, oxalá me inspire porque a vontade não é muita!

Antes de ir só há mais uma novidade que tenho que acrescentar a este testamento: no fim de Abril, mesmo antes de partir para a Balcan Trip, vou ter o privilégio de receber em minha humilde cidade de erasmus (momento brasileiro do post) Marta Neves, Mariana Monte, Carla Soeima, Ana Snow (ahahah) e Sara que vêm até cá passar uns diazinhos, mal posso esperar!!!

Desta feita é que termino mesmo, espero que estejam todos bem, mais uma vez a saudade aperta! Beijos, abraços e muitos palhaços a todos! Na svidenje (para quem não sabe o que quer dizer há sempre pesquisas possíveis em qualquer um dos dicionários online, “proque” é sempre bom rentabilizar os recursos que temos ao nosso dispor)!